Wednesday, July 26, 2006

A nova geração de softwares


Podemos abandonar (de acordo com a preferência de cada um) o Office?
Todos os arquivos de texto e planilhas podem ser gerados e armazenados na própria rede. O princípio é o mesmo do Gmail, ou seja, não é preciso "instalar" para utilizar os programas. Os editores de texto, planilhas e apresentações (substituindo também o Power Point) podem ser acessados via Internet. Qual a vantagem? Além da economia de espaço na máquina é possível acessar seus documentos de qualquer computador ligado a Internet a partir do sistema operacional de sua preferência! Quer mais? É de graça!
Na minha opinião se trata de um avanço na democratização da utilização de softwares como o Word e Excel. Além disso, o PC pode representar uma "prisão" para o usuário e é essa sua maior fraqueza. Os desenvolvedores quando pensaram em oferecer programas e utilitários facilmente acessíveis de qualquer PC, permitiram um considerável avanço no combate à "ditadura" Office/Windows. Conhecidos como softwares virtuais, esses "programas" oferecem também um recurso seguro para o bom e velho "Backup".
Vale dizer que a nova tecnologia ( chamada AJAX - sigla para asynchronous JavaScript and XML) permite que os códigos do software sejam carregados em seu browser, produzindo "o efeito" de se estar usando este programa instalado no PC, sem demora, sem erros e sem novas consultas a servidores.


Alguém disse que a concorrência não é boa?


Os links para acessar:

Editor de texto:
www.writeboard.com

Gerenciador de planilhas:

www.numsum.com
www.irows.com

Erich Vale