FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos
A polícia de Ubatuba (litoral norte de São Paulo) manteve na quinta-feira oito homens presos na carroceria de um caminhão, por falta de vagas no sistema carcerário da região. De acordo com a polícia, a medida foi tomada para que mulheres presas pudessem receber visitas.
A cadeia feminina de Ubatuba, que recebe mulheres de todo o litoral norte, começou a abrigar também homens após a interdição, em maio, da cadeia pública de São Sebastião, destruída durante os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital). Oito presos morreram na rebelião.
Hoje, além de 59 mulheres, a cadeia feminina de Ubatuba abriga 16 homens e dois menores. Ontem, o delegado responsável pela cadeia, Fausto Macedo, decidiu colocar parte dos homens na caçamba de um caminhão usado para transporte de detentos, que ficou estacionado no pátio da unidade. A medida foi tomada para que as presas pudessem receber a visita de parentes.
Hoje, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que os presos de Ubatuba já foram retirados do caminhão. A secretaria disse ainda que aguarda por vagas em CDPs (Centros de Detenção Provisória) para transferi-los.
1 comment:
Poderiam mesmo ter seguido com o caminhão para o DF. Lá, eles se sentiriam mais a vontade.
Post a Comment