Monday, May 15, 2006

Espaço Acadêmico - Artigo; "Orientação para o Mercado dos Laboratórios Multinacionais Farmacêuticos: um Estudo Exploratório no Brasil."
RESUMO

Este é um estudo qualitativo e exploratório que aborda o grau de orientação para o mercado dos dez maiores laboratórios multinacionais farmacêuticos instalados no Brasil, no ano de 2003, na visão da força de vendas. Esse setor é caracterizado por alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, avanço tecnológico e grande concorrência, (Grupemef, 2004). Devido a essa concorrência acirrada, cabe às empresas buscarem a manutenção e ampliação de seus clientes. A orientação para o mercado é apontada por vários autores, como Day (2001), Rocha (1999) e Silveira (1998), como uma ferramenta eficaz na conquista e manutenção dos clientes. Verificou-se que o grupo dos dez maiores laboratórios farmacêuticos em vendas em 2003 possui uma alta orientação para o mercado, com ênfase em clientes e concorrentes. Entretanto, percebe-se uma menor orientação para o item mercado como segmento.
Referência do Autor:
SOUSA, Caissa Veloso; GOSLING, Marlusa Andrade, MOREIRA, Hycaro Bretas. Orientação para o mercado dos laboratórios multinacionais farmacêuticos: um estudo exploratório no Brasil. ASAMBLEA ANUAL CLADEA, 2005. Santiago de Chile. Chile.
Acesso em:
...e um bom site para pesquisas em artigos.

No comments: