"Quando dois economistas se encontram, eis a discórdia!" Ou ainda... "É bem provável encontrar pelo menos cinco opiniões distintas quando dois economistas discorrem sobre o mesmo tema."
Se você pensa assim, então é melhor rever seus conceitos. A ciência avança quando se testa a teoria...
O prof. Hirshleifer ensina:
"...é fácil sobreestimar a extensão na qual as opiniões dos economistas diferem. Controvérsia dá notícia, consenso, usualmente não. A grande maioria dos economistas concorda, por exemplo, que controles de preços geram escassez de oferta de produtos, que o comércio livre promove a divisão internacional do trabalho, e que um uso excessivo na impressão de dinheiro traz inflação. Mais importante, o desacordo é essencial se a ciência é algo que avança. Em astronomia, o modelo geocêntrico de Ptolomeu foi contraposto ao modelo heliocêntrico de Copérnico (...). Não é o acordo universal que caracteriza uma ciência, mas pelo contrário, o desejo de examinar a evidência. Tópicos importantes de economia estão sob contínua reavaliação à luz das evidências. Economistas podem continuar a discordar, talvez porque os problemas sejam mais complexos ou porque os pesquisadores não possuem conhecimento suficiente, mas sempre existirão itens não resolvidos em qualquer ciência viva".
(Jack Hirshleifer & David Hirshleifer. Price Theory and Applications)
...quer saber mais sobre esta publicação? Então acesse: <http://www.amazon.com/gp/product/0131907786/qid=1045076864/sr=1-1/ref=sr_1_1/102-9631527-8769713?amp%3Bs=books&v=glance&n=283155>
No comments:
Post a Comment